Mundial: suplica-se o apoio de Deus ou de Deuses...

As selecções participantes na fase final do Campeonato do Mundo são oriundas dos denominados “Quatro Cantos do Planeta”. As diversas nacionalidades representadas, na Alemanha, possuem traços identitários múltiplos e diversificados, no que concerne à cultura, língua, modos de vida, religião…
Hoje, o assunto que me despoletou o entusiasmo para a escrita é a constante presença de manifestações de fé em torno das equipas de futebol. Estas manifestações podem ser individuais ou colectivas.
Parece que um factor poderá ser transversal às múltiplas selecções: a Fé num (ns) Ser(es) Supremo(s).

Retomando as selecções, recentemente, o Bispo D. Ximenes Belo visitou a equipa de Scolari para desejar boa sorte e demonstrar o inequívoco apoio do povo Mauber. Não me restam quaisquer dúvidas, quanto ao apoio dos timorenses, mas parece-me que, seria mais importante, a presença do Prémio Nobel da Paz junto do seu povo que experimenta momentos de crise e agitação social …

Voltando ao futebol, a devoção de Felipão pela Nossa Senhora do Caravaggio é conhecidíssima. Portanto, apoio não nos falta!!! Vamos vencer!!! Ainda devemos efctuar um tour em Fátima . . .
Bem … soube que os “Aztecas”, antes de deixarem o seu país, reuniram 6000 indivíduos, numa homilia de apoio à sua Selecção. Inclusivamente, foi celebrada missa pelo Cardeal Norberto Rivera.
Sendo os homens, do país dos sombreros, adversários de Portugal… será difícil a escolha divina relativamente ao apoio a prestar em campo. Poderia citar um sem fim de exemplos de crentes em preces infindáveis... Não o farei!
No entanto, parece-me pouco ético misturar desporto "profissional" (envolvendo milhões de euros) e religião, tal como misturar desporto, religião e política. Enfim … como já vamos estando vacinados para as saladas mistas, confeccionadas em Portugal … pode ser que tenhamos resultados positivos...
Uma coisa é certa, a Grécia não participará! O poder dos deuses do Olimpo deverá ser transferido para outra selecção. Portugal tem grandes hipóteses de ser bafejado pela sorte: perdemos a final com a Grécia no Campeonato da Europa (Júpiter será generoso); já tivemos, aquando das viagens de Vasco da Gama, o apoio da Deusa Vénus (actualmente, com os belos e narcisistas portugueses a jogar na equipa das quinas, o seu apoio estará garantido). Os Deuses estarão do nosso lado. Força Portugal.

P.S.: é preciso provar, dentro das quatro linhas, que somos os melhores e merecemos tocar e erguer a cobiçada Taça.
Deus terá certamente outras preocupações: a fome, a exclusão social, os focos de guerra ...

2 comentários:

  1. Este homem é um senhor a escrever!!!
    Continua assim, «Rui Santos»...

    1 abraço de um devoto leitor.

    ResponderEliminar
  2. qual será a nacionalidade de Deus?
    Não joguem bem e não corram mais do que os outros e não haverá santo que nos acuda.Tenho dito!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.