Ainda o Mundial da Alemanha…

No entanto, encontrando-me no país organizador do Campeonato do Mundo de Futebol, Alemanha, não posso deixar de expressar o que sinto. Hoje, estou em Estugarda, local onde se realizou a disputa do 3.º e 4.º lugares, infelizmente quedámo-nos pela segunda opção. Estou instalado em Wagenburgstrs., tomei o eléctrico em direcção ao centro da cidade. Adquiri um kurzstr por 1€ e pus pé em Hauptbanhof. Durante o trajecto observei a permanência de algumas bandeiras alemãs nas janelas e em algumas viaturas, a moda que se iniciou em Portugal, aquando do Euro 2004 pegou e ficou…
Estou a ganhar alguma coragem para amanhã visitar o Museu da Mercedes, postal de visita da cidade, bem como o Daimler Stadium onde sucumbimos aos pés da poderosa selecção germânica. Passear na principal avenida comercial, Konigstrs., é bastante agradável. Uma Sr.ª, tipicamente alemã, chama pelo seu filho: “- Jamal!”. Este facto é profundamente ilustrativo do cosmopolitismo que se vivência: a multiplicidade étnica é fantástica, asiáticos, europeus, africanos, hispânicos … Percorri alguns quilómetros a pé… estava estafado e fascinado! Parei, comi uma Brezel (pão escuro e seco) e pasmei ao verificar o voo e as investidas à procura de comida levadas a cabo pelas centenas, talvez milhares de pombos. Ouve-se falar francês, espanhol, inglês, português e naturalmente alemão! O campeonato terminou, há algum tempo, mas a presença de cidadãos do mundo, de diversas origens, mantém-se. Em cada pedaço de trajecto, as memórias do mundial são vivificadas: camisolas, bandeiras, cachecóis, pins, porta-chaves, canecas estão por todo o lado. Após a visita ao estádio dar-vos-ei conta dos sentimentos que assolam um português que viveu um sonho que por ali se ficou…
Boas férias e bons passeios!
ResponderEliminarUm abraço da malta cá do burgo...
javsm
Nao deve ser facil sentir as lembrancas do Mundial. Mas, na verdade, tivemos uma boa prestacao. A Alemanha deixa boas memorias.
ResponderEliminar