Antuérpia: as camisolas da selecção…

As férias estão prestes a terminar, mas têm sido excelentes!
No fim-de-semana que passou, fiz uma pequena viagem pela Bélgica. Saí de Estugarda em direcção a Bruxelas. Cerca de 600 km depois, cheguei à urbe onde se encontra radicada a Comissão Europeia. Visitei a capital da Bélgica e, posteriormente, dirigi-me a Bruges, verdadeiramente fascinante este pequeno burgo com todas as marcas da idade média. Reconhecida como Património Mundial pela Unesco, há alguns anos, faz-nos sentir bastante a atmosfera medieva. Finalmente, visitei Antuérpia, cidade costeira conhecida pela indústria diamantífera. As três cidades que tive o prazer de conhecer são fantásticas. As minhas expectativas foram superadas em toda a linha.
Fiquei ainda mais fascinado e emocionado com dois acontecimentos extraordinários.
O primeiro momento significativo foi ter observado o Navio Escola Infante Sagres que fazia parte de uma exposição de barcos, vindos de todas as partes do mundo.
O segundo momento emocionante e inesperado aconteceu quando resolvi visitar uma feira que se realizava, junto ao centro histórico. O meu espanto foi enorme quando me deparei com uma banca repleta de camisolas de futebol. Entre as diversas nacionalidades representadas, estavam as camisolas de Pauleta e do inevitável Cristiano Ronaldo. De facto estamos por todo o mundo.
Lembrei-me, imediatamente, do menino que foi encontrado em Timor com a camisola da equipa das quinas. Sentimos Portugal onde quer que estejamos. Que sensação agradável. Viva Portugal!!!
Desejo que a recente convocatória de Scolari seja o início de grandes feitos, tal como os alcançados pelos marinheiros portugueses, aquando das trocas comerciais com Antuérpia, idade de ouro dos Descobrimentos do ilustre peito lusitano.

3 comentários:

  1. Primeiro a Alemanha, agora a Bélgica...
    Porra!!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler este artigo porque revi-me!Eu já estive em Antuérpia e coincidentemente aconteceu-me o mesmo.A nossa seleccao leva o nome de Portugal a qualquer lugar.

    ResponderEliminar
  3. mas que férias amigo...
    cá te esperamos.

    um abração

    javsm

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.