Prós e Contras - Grande vitória dos Contras

No programa da RTP Prós e Contras, realizado na passada segunda-feira, debateram-se vários assuntos da área do futebol: A verdade do jogo, a seriedade das contas, a saúde dos clubes…

Os protagonistas foram: Rui Santos (jornalista); José Manuel Meirim (professor universitário); Vítor Pereira (presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional); Domingos Soares de Oliveira (administrador executivo Benfica SAD); Miguel Ribeiro Telles (vice-presidente Sporting SAD); Octávio Machado (treinador de futebol) e António Marinho Pinto (advogado).

Terminado o programa poderemos retirar várias ilações: as soluções para a melhoria da modalidade parecem escassear (se é que existem); a promiscuidade entre os vários intervenientes no mundo do futebol é total; tudo é controlável, como afirmou Octávio Machado (também conhecido por «Malvado» e mais recentemente por «enfant terrible», pelos poderosos do dinheiro. Enfim.
As acusações foram mais do que muitas, mas, na hora da verdade, ninguém teve coragem de adiantar nomes. Como já alguém disse: “falam, falam, mas não dizem nada...»!
Esta é que é a grande verdade.

O único senhor que demonstrou alguma coragem foi o advogado António Marinho Pinto. Disse algumas verdades irrefutáveis e preocupantes, especialmente no que concerne à difícil mudança que se apregoa para o futebol. Segundo este senhor, quando se fala em milhões, dificilmente poderá haver seriedade, honestidade, ética e outros valores que estão perto da extinção.
O panorama parece ser negro. Quanto ao Apito Dourado, comungo da ideia veiculada de que pouco ou nada será apurado e provado em sede própria.
O major, certo desta ideia, já afirmou que não o levam a sério e pretende que o seu caso seja tratado sob os holofotes da TV. Esta foi a machadada fatal, mais um coelho que Valentim retirou da sua cartola que parece não ter fim.

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.