Jornalismo Desportivo à portuguesa

Chega a ser arrepiante, a qualidade do jornalismo desportivo português. É mau, mesmo muito mau e ponto final.

Já são recorrente capas sensacionalistas, baseadas apenas em rumores, ou pasmem-se, em telefonemas anónimos, mas ainda assim, essas, por mais incomodativas ou facciosas que sejam, ainda tentam que exista um facto por trás de todo o conjunto de asneiradas, que depois se podem encontrar no interior das suas páginas.

Mais isso era antes. Agora, batem-se novos “Records”, de estupidez jornalística. Agora já não são precisos factos para noticiar. Se estes escasseiam, inventem-se, provoque-se polémica, e assim, vende-se mais meia dúzia de jornais à custa de polémicas que só existem na cabeça do provavelmente desesperado, director do jornal (curso de jornalismo na Independente???).

Capas como a que acima reproduzo, mostram até que ponto a imprensa desportiva está disposta a ir quando, a sua incompetência, mascarada de jornalismo, se sobrepõe às regras fundamentais do acto de noticiar. O seu jornalismo de investigação é facilmente ultrapassado por qualquer jornal regional, com uma tiragem de 100 exemplares mensais, e os seus jornalistas provavelmente até bastante capazes, vêm-se moldados, por quem lhes dita o que escrever, e pelas mesmas pessoas que lhes disseram, por exemplo, que o caso do Apito Dourado não era para investigar. Isso dá muito trabalho e incomoda demasiada gente.

Não fosse pois aqueles momentos de aflição, e não conseguíramos fazer nada com estas páginas. Valha-nos isso…

2 comentários:

  1. Tem razão com o que diz amigo, mas infelizmente...
    Convido toda a gente a visitar o blog Rola a Bola (um blog com entrevistas, dados estatísticos, dados históricos, curiosidades, etc...) WWW.ROLA-BOLA.BLOGSPOT.COM
    Todas as cores são bem-vindas!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. http://aguia-de-ouro.blogspot.com/

    Parabéns pelo blog!!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.