Será o fim da Bancada Central???

Quem nunca ouviu falar de Fernando Correia ou do seu programa «Bancada Central» que se realiza na TSF entre as 20.00 e as 22.00 horas de segunda a sexta-feira? Pois é...foi hoje despedido pela direcção da TSF. Fernando Coreia trabalhava nesta estação desde a sua fundação. A TSF despediu-o, segundo o Jornal Expresso, alegando que a direcção do novo diário desportivo gratuito é “incompatível” com as funções que o jornalista desempenhava actualmente. A voz da «Bancada Central» será o director de um novo diário desportivo gratuito intitulado ‘Diário Desportivo’.
Hoje o programa já não irá para o ar o que trará grandes dores de cabeça a muitos adeptos de futebol. O que farão os habituais ouvintes do programa que normalmente proporcionavam momentos inebriantes de catarse? Como conseguirão voltar a ter voz? Em que outro local poderão soltar os demónios que se encontram dentro deles (espero que não vão aos estádios de futebol)?
Quem ouviu alguma emissão radiofónica da «Bancada Central» sabe muito bem do que é que eu estou a falar. Que me perdoem os participantes activos no programa que pautavam as suas intervenções pela racionalidade da argumentação e equilibrio de ideias. Mas, na verdade a maioria dos participantes nos fóruns, pouco ou nada afirmavam de válido e raramente proferiam críticas construtivas. Quase sempre era feita a defesa acérrima do clube do coração, nem que para tal tivesse que ser utilizada linguagem grosseira para destratar outros interveninentes no programa, jogadores treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos.
Lógicamente, este programa teve um grande peso num determinado público, ao longo de muitos anos, portanto acabou por dar um contributo ao desporto. No entanto, estou em crer que o seu desaparecimento, caso venha a concretizar-se, não causará grandes transtornos aos amantes do desporto. Quem sabe se não surgirá uma «Bancada Lateral» ou um «Camarote Vip»...mas de outra índole, distanciando-se do espírito tertuliano que está muito em voga em Portugal.

1 comentário:

  1. Fernando Correia revelou no mesmo dia, à margem da apresentação do jornal desportivo gratuito Diário Desportivo, do qual é director, que já não fazia parte da rádio TSF e que, por isso, deixava de apresentar o programa Bancada Central.

    O jornalista referiu que, na origem da sua saída da emissora, estiveram questões de incompatibilidade profissional, sem precisar se se tratou de uma decisão sua ou se foi a TSF que tomou a opção de prescindir dos seus serviços. O jornal Público, no entanto, afirma que Correia terá sido despedido.

    Em comunicado, a direcção de informação da rádio assinala que «o envolvimento do realizador num novo projecto profissional na área da Comunicação justificou a decisão da direcção da estação» em acabar com o programa.

    O Bancada Central é um dos programas mais conhecidos da rádio portuguesa , marcando presença na antena da TSF há 12 anos.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.