A imprensa espanhola de futebol

É verdade que Portugal, é um caso paradoxal, no que respeita a imprensa desportiva. Um campeonato pequeno, num país igualmente pequeno, consegue ter 3 jornais diários desportivos, que se vão degladiando entre si, para sobreviver, e para isso, recorrem muitas vezes aos títulos especulativos, ou ao fabrico de polémicas. Mas ainda assim, existe quem lhes consiga fazer frente, e como não podia deixar de ser, melhor.

Enquanto que a imprensa desportiva nacional, se preocupa, com o acessório, preferindo até esquecer, ou mascarar, temas que lhes seriam incómodos, (todos devem estar recordados, do blackout, que os jornais desportivos fizeram a esta questão do Apito Dourado, e especialmente ao tema, Carolina Salgado, que saltou para as televisões, face as acusações graves que continha, mas que Bola, Record e o Jogo, acharam não ser importante, vá se lá saber porquê...) existe por outro lado, quem use a imprensa para fazer algo pelo futebol do seu país, nomeadamente a imprensa espanhola.

O jornal As, por exemplo, na sua edição de hoje, mostra claramente que querem o que de melhor existe no mundo e futebol. Querem-no , mostram-no, e fazem o que podem para o ajudar a conseguir. E se José Mourinho, e Cristiano Ronaldo, são do que melhor, está por aí, então vamos a eles, pensarão os espanhóis. Tratou pois, de conseguir uma entrevista com o russo, patrão do Chelsea, onde este afirma que pensa que Mourinho sairá no final do campeonato de futebol, e empola, ainda, um suposto mal estar entre Cristiano Ronaldo e Fergusson, acentuado pela substituição em Lille, no último jogo da Champions, afirmando que Ronaldo está a penar transferir-se para Madrid.

A intenção é óbvia. Procurar pressionar, incentivar polémicas, no país de trabalho dos jogadores, e tentar conseguir, assim, que este possam tomar outros rumos, e por outros rumos considere-se a Espanha, claro. Mas uma coisa é certa, pelo menos, tentam contribuir para o sucesso do seu campeonato. Os desportivos portugueses por outro lado, não fazem outra coisa, que não seja contribuir para o seu descrédito, revelando não ser mais que meros amadores, nestas lides da bola, e que temos ainda um longo caminho a percorrer para conseguir a grandiosidade de outros campeonatos europeus.


Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.