António Fiuza - um dos protagonistas do Caso Mateus

O Caso Mateus já fede!!!! Muita tinta foi gasta e continuar-se-á a gastar, acerca de mais um caso emblemático do futebol português. Este caso, e digo, desde já, que não me interessa quem tem razão, é o resultado da confusão em que vive o futebol nacional. Há culpados???? Concerteza que os há. Parece-me que não será descabido afirmar que o futebol português, tendo em consideração os feitos recentes nas competições internacionais, merece uma classe dirigente diferente que deixe de andar no lodo a cozinhar "arranjinhos", por forma a resolver de modo desastroso casos importantíssimos de justiça desportiva. As resoluções podem ser descabidas, absurdas a rossarem o surreal que ninguém é culpabilizado e chamado à respnsabilidade. Os anos passam, os erros repetem-se incessantemente, mas os protagonistas mantêm-se. Sinceramente, já cansa um pouco ouvir falar em Cunha Leal, Major Valentim, Gilberto Madaíl, entre outros que não quero agora enumerar. Os discursos destes "senhores da bola", talvez devesse apelidá-los de "donos da bola" é desastroso, incoerente e inconsequente.
O futebol luso e todos os intervenientes sérios nesta actividade devem estar corados de vergonha com tudo o que se passa e com as advertências da FIFA. As equipas e a selecção poderão sair, destas embrulhadas, gravemente lesadas e os danos poderão ser irreparáveis. O abismo está aqui ao lado, espero que os mentores do desporto, em Portugal, não tomem o caminho errado, ou seja aquele que levará os adeptos da bola em particular e os portugueses em geral a mergulharem definitivamente naquilo a que o Dr.º Durão Barroso apelidou sabiamente de CRISOFILIA!!!

3 comentários:

  1. O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) negou hoje provimento ao recurso apresentado pelo Leixões, mantendo o Belenenses na Liga.

    O Leixões tinha recorrido para o CJ, alegando que, face à decisão de despromoção do Gil Vicente, como consequência de ter apelado para a justiça comum no caso Mateus, seria o clube de Matosinhos e não o Belenenses a ter direito a disputar a próxima edição da Liga principal.

    A decisão, que consta de um acórdão de cerca de 30 páginas, foi conhecida hoje pelas 18:00, depois de terem sido notificados o Leixões, o Belenenses e a Liga.

    O acórdão do CJ, aprovado por unanimidade, segundo apurou a Agência Lusa, não deixa qualquer margem para dúvidas e reafirma a sua decisão anterior sobre o "caso Mateus2, bem como o acórdão da comissão de disciplina da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

    "O acórdão do CJ de 22 de Agosto de 2006, que confirma o acórdão da CD da LPFP de 01 de Agosto de 2006, que puniu o Gil Vicente com a pena de descida de divisão, e reconheceu legitimidade ao Belenenses para intervir neste processo, não pode deixar dúvidas a quem quer que seja. Pelo que, naturalmente, terá de ser cumprido!...", refere no último parágrafo antes da decisão de indeferimento.

    Aliás, o acórdão cita o n.º 4 do artigo 87 do regulamento de competição: "Despromovido o Gil Vicente por aplicação de pena disciplinar, terão de ser chamados a substitui-lo, sucessivamente, os clubes classificados em 15.º, 16.º, 17.º e 18.º lugar, na Liga, respectivamente, Belenenses, Rio Ave, o Vitória Guimarães e Penafiel".

    "Só na eventualidade de todos recusarem a substituição - prossegue - é que seria chamado o recorrente (Leixões), classificado que foi em terceiro lugar da Liga de Honra, o primeiro a não ser promovido".

    O Gil Vicente, que neste momento tem ainda a correr uma acção no Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa, foi também notificado da decisão.

    ResponderEliminar
  2. FIFA deu quinze dias a Madaíl, o Ultimato servirá para a FPF fundamentar a necessidade de penalizar o Gil Vicente
    A FEDERAÇÃO Internacional de Futebol (FIFA) decidiu suspender o futebol português de todas as competições internacionais, de selecções e de clubes. O Dinamarca-Portugal de ontem só não foi o último jogo porque aquela entidade adiou a decisão até dia 14. »

    ResponderEliminar
  3. O Futebol de um país retrata o estado do mesmo.

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.